9788554150648.jpg

LITERATURA  INFANTOJUVENIL

leituras e perspectivas v. 1

Teresa Mendes

Sinopse: Esta obra de Teresa Mendes, experiente pesquisadora portuguesa atenta à complexidade e à estética da Literatura para a infância e para a juventude, caminha, especialmente, ao encontro desses aspectos. O livro reúne textos que oscilam entre a mediação de leitura na escola e a análise estético-literária. Os três primeiros capítulos, "Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar", "Literatura infantil na educação pré-escolar: fruição, leitura literária e compreensão leitora" e "Educação literária no contexto pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: da teoria às práticas", com-plementam-se, em certa medida, tratando não só da atuação do adulto-mediador em seu trabalho com a literatura infantil nos primeiros anos de escolaridade, com o estímulo das habilidades de cada criança, mas também de sua formação estética, desde tenra idade, desenvolvendo sua capacidade para a fruição e para a recepção de imagens artísticas presentes na maioria dos livros direcionados para os leitores em início de formação..

LITERATURA INFANTOJUVENL 2.jpg

LITERATURA INFANTOJUVENIL

leituras e perspectivas v. 2

Teresa Mendes
 

Sinopse: os ensaios que compõem este segundo volume de Literatura Infanto-juvenil: leituras e perspectivas, organizada pela professora Teresa Mendes (Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal) servirão como aportes teóricos e práticos  tanto para educadores quanto para pais e mediadores de leitura nas séries iniciais, pois permitem saber sobre as práticas e as atividades com leitores nas séries iniciais desenvolvidas no âmbito da sala de aula e também no âmbito familiar, pois apresentam atividades e resultados eficientes das práticas realizadas em sala de aula, sempre tendo a preocupação de tornar o educando   sujeito do processo de leitura e desenvolvimento cognitivo.

Front cover literatura infantil.jpg

LITERATURA INFANTOJUVENIL:

diabruras, imaginação e deleite 

Wilbett Oliveira

 Rodrigo da Costa Araújo (Orgs.)

Resenha: Este livro apresenta análise de temas (homossexualidade, ideologia, preconceitos) e análise de textos infantis de autores consagrados quais sejam: Jardins (de Rosena Murray), A maior flor do mundo (de Saramago), Chapeuzinho Amarelo (de Chico Buarque). O Verde Brilha no Poço (de Marina Colasanti), Os Pregadores do Rei João (de Luiz Camargo), João por um Fio (de Roger Mello) e O Guarda-chuva do Vovô (de Carolina Moreyra). denominador comum: seus autores, pesquisadores da Leitura e da Literatura Infantojuvenil, em seus possíveis desdobramentos, acreditam que é possível utilizar o texto literário de qualidade como fonte de prazer e leitura crítica no ensino e em seu cotidiano. Eles, também, são conscientes de que, apesar de muitas campanhas, encontros, simpósios, concursos e de- mais eventos, há muito ainda a fazer no que tange à Leitura e à Literatura infantojuvenil no Brasil.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

© 2020 EDITORA CAJUÍNA

contato@editoracajuina.com.br 
Cotia - São Paulo, SP