FILOSOFIA
A (IN)VISÍVEL PRESENÇA DO SER: DIÁLOGOS ENTRE CÉZANNE E MERLEAU-PONTY
Tiago de Jesus Sousa
ISBN : 978-65-86270-29-7
2020, 130 p.
Sinopse: Paul Cézanne, um dos maiores pintores modernos, chamado por Pablo Picasso de «O Grande Mestre», é tomado nesse livro como a referência fundamental de ruptura com a arte, a ciência e a filosofia clássicas. O livro descreve como Maurice Merleau-Ponty vê na obra do pintor uma possibilidade de superação de uma filosofia que não leva em consideração o contato primordial com o mundo e o transforma em pensamento. Cézanne habita o mundo e faz parte dele, por isso não precisa pensá-lo para pintar, mas apenas vivê-lo. A construção da expressão na tela é realizada por Cézanne por meio de uma promiscuidade entre o visível e o invisível que possibilita, por um ato criador, a experiência do Ser enquanto presença.
INTRODUÇÃO AOS PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA FILOSOFIA
Tradução: Sérgio Luis Persch
Sinopse: O livro consiste numa introdução à filosofia, a partir da abordagem de certos problemas gerais e perenes. A história da filosofia aparece caracterizada, então, de acordo com as diversas soluções oferecidas aos referidos problemas da filosofia. O autor procura mostrar que tais soluções encontradas ao longo da história não se tornam inteiramente obsoletas em períodos subsequentes, mas continuam ressoando até os nossos dias. A situação contemporânea, ele descreve como de uma crise, que ainda está por encontrar as suas próprias soluções aos problemas fundamentais da filosofia. Nesse sentido, a história da filosofia não deve consistir num mero refúgio a um passado obsoleto, mas sim, deve nos servir de apoio para encontrarmos as nossas próprias soluções.
SOLILÓQUIO OU CONSELHO A UM AUTOR
Shaftesbury (Anthony Ashley Cooper)
Tradução: Lygia Caselato
Sinopse: Solilóquio, ou conselho a um autor é o texto mais importante do primeiro volume das Características de homens, costumes, opiniões, épocas, tanto por sua extensão quanto por sua profundidade. O solilóquio, apresentado como diálogo da alma consigo, consiste no principal método ou exercício para a formação moral, ao nos ajudar (como um espelho de bolso) a reconhecer nosso drama moral, e nos conduzir da dualidade para a integridade moral. A presente tradução foi elaborada a partir de uma edição fac-símile do texto original publicado em 1711, e pretende trazer à pauta a importância do pensamento ético e estético deste filósofo que foi discípulo de Locke, e cuja influência é notável em autores como Hume, Butler, Adam Smith, Leibniz, Diderot, Voltaire, Lessing, Mendelssohn, Wieland e Herder.