SÉRIE LEITURAS

cover600.jpg

O romance como diálogo na filosofia de Shaftesbury

Lygia Caselato

Cover600.jpg

A poesia na precariedade do existir

Lygia Caselato (Org.)

Cover600.jpg

Poesia o que é e para que serve 

Luciano D. Cavalcanti

Cover600.jpg

Da ignomínia à pertenca:

Nove ensaios sobre Matraga

Arturo Gouveia (Org.)

cover.jpg

Leituras de textos literários

Wilbett Oliveira

cover.jpg

Augusto dos Anjos:

da imanência estética aos diálogos transcendentes

Fábio de Sousa Dantas

cover.jpg
cover.jpg

Dostoiévski: o mal e a Culpa 
Ricardo Luiz de Souza

Cover600.jpg

DA IGNOMÍNIA À PERTENÇA: NOVE ENSAIOS SOBRE AUGUSTO MATRAGA
Arturo Gouveia
ISBN: 978-65-86270-67-9
2021 - 364 p.

Sinopse: Os nove ensaios aqui reunidos procuram contribuir com enfoques os mais distintos, desde a categoria analítica ao embasamento teórico. O resultado é uma diversidade muito criativa, sem renúncia a algumas constantes fundamentais, como o privilégio concedido à imanência textual e a segurança na utilização das fontes conceituais e críticas. Isso evita impressionismos e certas leituras sectárias, em prol de cobranças éticas, tão em moda hoje nas Universidades brasileiras. Além de nomes representativos da crítica literária, os estudos dialogam, no campo teórico, com reflexões de Aristóteles, Mikhail Bakhtin, Erich Auerbach, Georg Lukács, Walter Benjamin, Tzvetan Todorov, Paul Ricouer, Carlos Reis e Ana Cristina Lopes, Antoine Compagnon, Northrop Frye, Bóris Tomachevski, Severo Sarduy, além de outros menos conhecidos, como estudiosos da escola italiana de Antonio Baggio.

Cover600.jpg

POESIA O QUE É E PARA QUE SERVE
Luciano D. Cavalcanti
2021 - 

Sinopse: Neste livro, o autor  apresentar uma leitura livre de poemas de alguns poetas significativos da literatura brasileira – incluindo um dos maiores cancionistas de nossa MPB, Chico Buarque de Holanda –, com o intuito de levar ao apreciador de poesia ou professor de literatura brasileira um repertório de análises de textos poéticos para serem lidos pelo simples prazer da fruição com o texto lírico, ou também para serem levados à sala de aula, como um possível caminho para a abordagem dos textos elencados.