educacaomatematica.jpg

Educação matemática: diálogos teóricos e metodológicos 

Niusarte Virgínia Pinheiro

Silvia Swain Canôas

Lais Couy

Greyd Cardoso Mattos

[Organizadoras]

Sinopse: Esta coletânea resulta dos cinco eventos promovidos pelo Grupo de estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMA/UFVJM, em parceria com o Curso de Licenciatura em Matemática e colaboradores.  A fim de manter viva a memória do evento, foram convidados os professores colaboradores que participaram dessa história, para contribuir com seus trabalhos de pesquisa.

SUMÁRIO

 

Apresentação, 5
1 A profissão e docência no século XXI: o professor de matemática em pauta, 11
   Silvia Swain Canôas 
   DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/11-28 

2 Neoliberalismo e política educacional brasileira: a percepção dos professores de matemática, 29
    Niusarte Virgínia Pinheiro - Bruno Ferreira Campos da Silva
    Glauciléia Maria Cardoso Magalhães - José Lucas Pereira Luiz
    DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/29-48

3 A formação de professores no Brasil  no contexto das políticas educacionais atuais, 49
   Evaldo Piolli
  DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/49-76

4 Africanidades e ensino de matemática:  desnudando o espelho branco-ocidental, 77
    Gustavo  Henrique Araújo Forde
    DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/77-94

5 Práticas alternativas de educação matemática: apontamentos para uma proposta inter e transdisciplinar, 95
   Conceição Clarete Xavier Travalha 
   DOI: 10.26893/ed020.nlsg/95-108

6 O ensino de estatística e probabilidade no ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Teófilo Otoni, MG, 109
    Wederson Marcos Alves  -  Rosiane de Jesus Santos    
    DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/109-128

7  Análise de livros didáticos  de matemática do 1º ano do ensino médio quanto aos registros de representação semiótica  da função quadrática, 129
     Gleyber Conceição Martuchele do Amaral   —  Lais Couy
     DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/129-148

8 Educação inclusiva: o ensino  de matemática para alunos surdos, 149
    Clodoaldo Teodosio Santana da Silva — Greyd Cardoso Mattos 
    DOI:  10.26893/ed2020.nlsg/149-160

9 Educação financeira crítica: ouvindo mais para discutir, refletir e intervir, 161
    André Bernardo Campos
     DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/161-172

10 A avaliação da aprendizagem na sala de aula de matemática, 173
    Marger da Conceição Ventura Viana
     DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/173-188

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

© 2020 EDITORA CAJUÍNA

contato@editoracajuina.com.br 
Cotia - São Paulo, SP