Educação matemática: diálogos teóricos e metodológicos
Niusarte Virgínia Pinheiro
Silvia Swain Canôas
Lais Couy
Greyd Cardoso Mattos
[Organizadoras]
Sinopse: Esta coletânea resulta dos cinco eventos promovidos pelo Grupo de estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMA/UFVJM, em parceria com o Curso de Licenciatura em Matemática e colaboradores. A fim de manter viva a memória do evento, foram convidados os professores colaboradores que participaram dessa história, para contribuir com seus trabalhos de pesquisa.
SUMÁRIO
Apresentação, 5
1 A profissão e docência no século XXI: o professor de matemática em pauta, 11
Silvia Swain Canôas
DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/11-28
2 Neoliberalismo e política educacional brasileira: a percepção dos professores de matemática, 29
Niusarte Virgínia Pinheiro - Bruno Ferreira Campos da Silva
Glauciléia Maria Cardoso Magalhães - José Lucas Pereira Luiz
DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/29-48
3 A formação de professores no Brasil no contexto das políticas educacionais atuais, 49
Evaldo Piolli
DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/49-76
4 Africanidades e ensino de matemática: desnudando o espelho branco-ocidental, 77
Gustavo Henrique Araújo Forde
DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/77-94
5 Práticas alternativas de educação matemática: apontamentos para uma proposta inter e transdisciplinar, 95
Conceição Clarete Xavier Travalha
DOI: 10.26893/ed020.nlsg/95-108
6 O ensino de estatística e probabilidade no ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Teófilo Otoni, MG, 109
Wederson Marcos Alves - Rosiane de Jesus Santos
DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/109-128
7 Análise de livros didáticos de matemática do 1º ano do ensino médio quanto aos registros de representação semiótica da função quadrática, 129
Gleyber Conceição Martuchele do Amaral — Lais Couy
DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/129-148
8 Educação inclusiva: o ensino de matemática para alunos surdos, 149
Clodoaldo Teodosio Santana da Silva — Greyd Cardoso Mattos
DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/149-160
9 Educação financeira crítica: ouvindo mais para discutir, refletir e intervir, 161
André Bernardo Campos
DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/161-172
10 A avaliação da aprendizagem na sala de aula de matemática, 173
Marger da Conceição Ventura Viana
DOI: 10.26893/ed2020.nlsg/173-188