ARTES / CINEMA
A TRAJETÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO: 1896-2023 (em 10 volumes)
Ricardo Luiz de Souza
SINOPSE: A história do cinema brasileiro mais completa escrita por um único autor.
Entre ciclos e recomeços: 1896-1949
A era dos estúdios:
década de 1950
Ricardo Luiz de Souza
Da chanchada ao Cinema Novo: 1960-1963
O Cinema Novo e outros caminhos: 1964-1967
Entre o Cinema Novo e o Underground: 1968-1969
Entre a repressão, a alegoria e o diálogo: 1970-1972
Novos rumos em tempos de chumbo: 1972-1974
Cinemão, Boca do Lixo, pornochanchada: 1975-1976
CINÉFILO:
Entrelinhas filosóficas em obras cinematográficas
Roberto D'Arte
ISBN: 9788554150167
2018 | 126 p.
SINOPSE: Roberto D´arte é um cinéfilo: um amante e conhecedor do Cinema e da Filosofia, sem estabelecer hierarquia ou preferências entre tais áreas, uma vez que ambas, respeitando as suas especificidades, funcionam para ele como instrumentos eficazes para pensar e entender o mundo, o outro e a si mesmo. Betto, como é chamado pelos amigos, é possuidor de uma personalidade inquieta e que nutre imenso amor por todos os aspectos da vida. Por isso, o jogo de ambivalência exposto no título do livro não poderia ser mais feliz. Além da leitura leve, agradável e dinâmica, Betto consegue integrar em seus textos as suas áreas de atuação profissional: a Filosofia, a Educação e o Jornalismo. Como leitor-observador perspicaz da arte e da realidade, ao analisar filmes contemporâneos, dialoga também com o pensamento filosófico de várias épocas, mostrando que, independentemente dos contextos históricos, há na história do Homem fortes lastros que nos unem, configurando uma condição humana. Não por acaso a maioria das crônicas deste livro aborda questões filosóficas e universais: o amor, a morte, o poder, a infância, a memória, a velhice, Deus e a própria arte. O livro já valeria a sua leitura por oferecer ao leitor uma excelente antologia comentada de filmes que precisam ser sempre vistos e revistos, mesmo não sendo esta a intenção de CINÉFILO.
CINÉFILO: Entrelinhas filosóficas em obras cinematográficas
ISBN: 9786585121330
63 p. | 2023
SINOPSE: Em "Cinéfilo" - número 2, Roberto D´arte nos presenteia mais uma vez com uma série de resenhas , por meio das quais nos provoca e nos instiga a descortinar e a perceber certos temas filosóficos fundamentais escondidos nas entrelinhas de diversos filmes do cinema mundial, dos clássicos aos contemporâneos, e dos mais variados gêneros e estilos, os quais ele seleciona a partir de sua ampla experiência nesses dois assuntos: o cinema e a filosofia.
De Forças e de Fantasmas: o demoníaco no cinema clássico é um livro de vulto e não se conforma aos modos e métodos e mero levantamento, descrição e comunicação em que a análise cinematográfica muitas vezes se esgota por não conseguir transcender o dado material imediato da representação. Não é pensamento com estilo; o estilo é o próprio pensamento, uma conformidade da forma com o sentido. O estilo deveria ser uma condição intelectual pois , fora da busca do estilo, não é pensamento e coração, há relatório e “bibliotecagem”. A crítica de Luiz Soares Júnior seria mais semelhante a uma autopsia espiritual do que a uma catalogação de procedimentos quantificáveis à luz de uma bibliografia. É árduo, mas é também recompensador, pois encontramos uma obra que busca um modo próprio de falar as coisas. É ousado sob qualquer ponto de vista, a começar pela dispensa da polifonia bibliográfica. econhece os seus fiadores (Daney, certo Narboni, Deleuze, Nietzsche, Scheffer), mas insiste em um ensaio livre, não em uma monografia